quinta-feira, 23 de junho de 2011

No Alto da Pedreira



 
 Bem no alto daquela pedreira tem um livro que é de xangô. Xangô é sincretizado com São Jerônimo, São Pedro, São João Batista, cujo poder se manifesta na pedreira, é o Senhor da justiça. Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os pune quando as cometem, bem como a estrela de 6 pontas cujo símbolo é em si o poder equilibrador do universo.
  • Cor: marrom e vermelho
  • Saudação: Kao-kabecile

Ponto :
  Deixa Essa Pedreira Aí
Xangô meu pai
deixa essa pedreira aí
Xangô meu pai
deixa essa pedreira aí
que umbanda tá lhe chamando
deixa essa pedreira aí
que a umbanda tá lhe chamando
deixa essa pedreira aí




sexta-feira, 17 de junho de 2011

Magia da Fumaça

Magia da Fumaça 

  Fumo, cachimbo, termos usados na umbanda que são comuns em giras onde oferecemos as entidades. Para que oferecemos ou para quem oferecemos isto varia de entidade para entidade, pois cada um tem suas particularidades exemplo disso são pretos velhos que apreciam um bom cachimbo outros apreciam um cigarro de palha, caboclos usam de charutos, exus e pombas Giras usam cigarros e charutos temos bastante variantes, pois depende de entidades para entidades. Sempre vejo o preconceito como ponto de partida, pois um dos principais objetivos deste Blog seria no caso combater a intolerância e acabar com essa ideia de que Umbanda é Magia Negra. Primeiro aspecto sobre Fumaça, onde vemos em diversas religiões a fumaça como principal elemento de Culto, seja para inicialização, ou seja, para encerramento, Índios sempre usaram cachimbos para realizar seus rituais de cura onde a maior parte da umbanda se baseia na cultura Brasileira tornando isso natural, mas sendo de naturalidade que tribos de outros países que não existiam elo de ligação sem comunicação externa praticavam os mesmos rituais de fumaça. Dentro da igreja católica onde vemos a própria Defumação onde vemos o ascender de velas, a defumação é um ato sagrado em todo o mundo desde hinduístas, católicos e tibetanos pelo que me vem a mente neste momento povos sagrados respeitados e íntegros. Porque o preconceito contra a nossa Umbanda, se são praticas milenares de todo parte do mundo.
  O Fumo é um elemento natural que traz Terra e agua em sua composição, juntando os elementos que o compõe quando acesso Ar e fogo. Usados de maneira conjunta formamos os elementos essenciais Terra, Agua, Ar e Fogo.  Prestando atenção as entidades incorporadas sempre que essas estão fumando jogam suas fumaças para cima dos consulentes como forma de realizar o verdadeiro passe, limpando as energias negativas que envolvem o consulente. Não necessariamente dizer que só terá efeito o passe se contiver fumos, mas de certa forma é um dos principais aliados na magia. A dinâmica deve ser entendida como um todo, aliando trabalho da umbanda, o álcool que veremos mais tarde o fumo, a energia proveniente das entidades e espíritos superiores que orientam os trabalhos, a energia presente na própria natureza. Em entendimento do texto o Fumo ou a Fumaça são impresendiveis no trabalho do médium e das entidades fazendo um elo entre natureza e homem. 


sábado, 11 de junho de 2011

Linha Branca do Oriente

Linha Branca

Contexto onde no caso de cunho pessoal exponho o meu ponto de vista e praticas na Umbanda linha branca do Oriente em que frequento. Todo texto abaixo descreve praticas ensinadas pelas próprias entidades e heranças adquiridas pelos praticantes do centro.


  A principio muito se houve falar da umbanda e mais ainda sobre ritos praticados, em principio não quero aqui neste espaço praticar nenhum tipo de preconceito, mas assim como eu busco sempre conhecimento reservo este espaço para esclarecer alguns ritos desta linha. Em textos lidos em diversos sites da internet acaba confundindo, pois em alguns locais onde se descrevem linha branca não trabalham com Exus, outros só trabalham com pretos velhos em alguns marinheiros e ciganos, então podemos dizer que a principio existe diversos entendimentos sobre a umbanda e de quesitos muito particulares onde nunca devemos falar que esse aquele ou nosso esta errado. Pois aqui como em qualquer outro centro aprendemos praticas ensinadas pelas próprias entidades e trazemos muito conhecimento herdado de famílias, amigos e chefes de centro, motivos que fazem em algumas vezes questionarmos onde e quem esta certo, uma recomendação seria nunca buscar quem esta certo e quem esta errado apenas seguimos o Centro ou a linha em que nos identificarmos e nunca criticar aqueles que forem rejeitados, pois religião se partir a principio de respeito e não devemos ensinar médios ou frequentadores de outros centros, apenas dizer que em meu centro é feito ou realizado certo rito desta maneira, respeitando a maneira de como aprenderam ou a própria ideologia. Caso a pessoa se sinta bem a convide para conhecer sempre pedindo permissão ao chefe da casa, pois temos esse ensinamento na linha branca do oriente, então vamos já começar a citar alguns aspectos como um de importância que ocorre em alguns lugares, mas não praticamos na linha branca como o rito de sacrifício de animais, não havendo este rito em nossa linha como também não são realizados pedidos pelos nossos exus. Os Exus da casa não realizam qualquer pedido somente ficando a parte do praticante da casa Oferecer na maioria das vezes uma luz. Na pratica da gira de Exu são oferecidos cigarros charutos e bebidas que são elementos comuns na grande parte da umbanda, mas em alguns casos como se tem conhecimento sobre leituras sobre alguns centros não são oferecidas essas oferendas apenas luz. Os Exus e Pombas gira em nosso centro são pessoas totalmente educadas e sabias sempre oferecendo ajuda e dispostos a ajudar a quem precisa, não há pedido de coisas ruins, pois não são permitidos amarrações e trabalhos para prejudicar alguém. Como ensinado por algumas entidades esses tipo de pedidos apenas atrasarão a evolução do ser humano, pois apenas devemos pedir o bem, o bom o melhor não havendo problemas desde que não julgue ser uma coisa ruim, má ou que ira prejudicar alguém. Temos algumas obrigações a serem compridas em encruzas e cemitérios obrigações no qual oferecemos muita luz, cigarros, charutos, bebidas e só por enquanto, pois como estamos em constante aprendizagem com nossos guias estamos sempre dispostos a aprender novas coisas. Bom essa é alguma parte dos exus e pombas giras agora vamos a parte dos caboclos, sempre acompanhado com um Grito, ou melhor, dizendo um som alto e marcante um grito de marcação, firmação e acho que isso possa ter alguns significados a mais, prometo que perguntarei, rs a e outra coisa caboclo aqui fala, bebe e fuma, dança, faz marcação e brada seu grito faz rito de curas, milagres e abençoam. Alguns caboclos que sempre estão com a gente são caboclo caçador, raio de sol Jurema e o Pai de todos os caboclos Oxóssi, esses são só alguns, mas adiante com um post somente sobre os caboclos comentarei sobre todos. Entraremos na parte de Ogum, Ogum como já foi dito: “Filho, ogum aqui nesta casa bebe fuma e Fala”, pois em uma vez tentaram me convencer de que eu estava errado, repetimos “não deixar o preconceito falar mais alto e respeita todas as religiões, mesmo que seja dentro da própria como já foi dito possuímos muitas formas de aprendizado isso influencia em diversos aspectos”, voltemos para o falar um pouco mais sobre Ogum, aqui nesta casa é frequentado Por saudoso São Jorge Ogum guerreiro, Ogum beira-mar, Ogum Iara, Ogum sete espadas e dentre muitos outros oguns que em breve teremos um post somente sobre oguns para melhor explicar sobre o comportamento. Iremos abordar as Mamães ou senhoras como são chamadas, nesta casa as senhoras não falam, não bebem somente saúdam e limpam o ambiente e fazem seu cântico lindo como de Iemanjá, a sim elas dançam eu confesso que não sei muito sobre senhoras, mas prometo para cada Orixá criar tópicos, pois ai peço ajuda para outros aqui comentarem, em nosso centro as entidades que frequentam são Iemanjá, Nanã, Iansã e dentre outras. Partimos para os Pretinhos velhos que aqui nos ajudam e regem este universo com sua humildade e sabedoria entidades muito experientes que sempre estão dispostas a ajudar dando passes que somente quem esta presente pode perceber a melhora quase que imediato. Pretos e Pretas velhas aqui nesta casa apreciam um bom fumo e bebem café vinho, dependendo da entidade café frio, quente sempre cada um com seu jeitinho próprio. Vovô e Vovó aqui dançam são alegres e adoram crianças adoram crianças que sempre que vão embora sempre vem uma criança ou anjinho do Céu para abençoar a todos, as crianças são muito, mas muito elétricas adoram brincar e sempre querem dar cambalhota, um dia desses ofereceram bombom, nossa eu ria muito dela comendo, a carinha o olhinho só vendo para se emocionar apesar de ser engraçado é emocionante a presença Rosinha, Tupi, Mariazinha anjinhos de aruanda. Não temos a presença de Marinheiros em nossas giras. Ciganos e Ciganas estão presentes sempre em giras dando consultas, sejam em baralho ou somente em conversas, como aqui em nosso centro as entidades gostam de conversar não seria diferente espirito cigano como ensinado sempre bem vindo trazendo muita sorte para nossas vidas.
A principio este somente seria um resumo sobre esta linha em que frequento. Sobre a Linha branca do oriente.


Ponto de vista pessoal. Qualquer informação contida neste texto poderá sofrer mudanças ou ser totalmente excluído. Todo conteúdo deste texto é referente à experiência própria não podendo ser reproduzido sem autorização do criador.

domingo, 5 de junho de 2011

Como Prometido

Como prometido.

  Como prometido, sendo assim a primeira postagem do Blog vem para acabar com um mito que muitos escutam falar. Assim como ponto de vista pessoal acredito que muitos que estão na umbanda sofrem ou já sofreram com o fato de escutar como nossos amigos Exus e pombas Giras são discriminadas em outras religiões assim como em algumas linhas da nossa querida Umbanda. Pois como é uma religião grande, com gerações passadas de entre famílias alguns acabam discriminando o próprio trabalho com esse tipo de entidade. Acredito que antes de criar bloqueios deveríamos escutar vários pontos de vista. Não fechando nossa mente já seria um grande pondo de partida, estando disposto a estudar com nossos guias e evitar embarrerar em nossas mentes pensamentos com descriminação. Pois temos como base negros, pobres e africanos então não caberia a nos sermos ignorante no mundo em que vivemos hoje. Aproveitando essas campanhas de Governo venho através deste começar uma campanha contra o preconceito ao Povo que cuida das ruas e Estradas, pois como sabemos são ordenanças de grandes Orixás. Venho aqui pedir encarecidamente que todos que trabalham com Exus e pomba Gira e os que admiram e tem encantamento ou quem como acho que a grande maioria já foi ajudada de certa forma por eles que com suas palavras e suas magias sempre ajudando. Ganharemos força assim que conseguir incluir em nossos meios seja de amizade de trabalho ou ate no próprio lar. Pois acreditamos que culpa de poucos descrentes ou de quiumbas (Kiumbas) que ganhamos esta fama. De Orixá do Mau, mas muitos não sabem como os verdadeiros Pomba Giras e Exus são do bem. Trabalhando sempre para nos ajudar vencer demandas, quebrando feitiços e chamando para si uma responsabilidade de conseguir vencer qualquer mau realizado a você. Pois antes de Criticar os grandes Amigos da Umbanda devemos pensar quem já fez ou já pediu mau a alguém, esses que devem ser criticados, pois para cada mau pedido um(a) Kiumba se aproveita, pois nenhum Exu ou pomba Gira aceitariam um pedido de maldade, pois são muitos justos com os que pedem e preferem a abandonar e não aceitar pedidos inferiores. Por isso antes de criticar nossos amigos devemos refletir e ver que tudo parte de Seres ainda Humanos e que Deus tenha Piedade e façam pagar aqui na terra, pois como em muitas conversas tidas com os Meus amigos pagar no mundo das almas é bem complicado.


 Este texto poderá sofrer mudanças e todo o seu conteúdo poderá ser apagado.  Texto de caráter pessoal e todas as opiniões acima são de posse do Criador.