quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Suicídio, nem pensar


Texto retirado de uma reunião espirita. Achei interessante postar a forma como o espiritismo acompanha o fato do suicidio. Diante das explicações dos estudiosos acompanho e solidarizo com o pensamento.

Suicídio, nem pensar

  Se porventura, diante dos sofrimentos pelos quais você esta passando, surgir qualquer ideia de fugir da vida pela porta falsa do suicídio, busque afasta-la imediatamente, porque você sabe muito bem que a vida continua após o tumulo, e a alma não morre jamais ao separar-se do corpo físico.
Além disso, a primeira decepção que aguarda o suicida e a realidade da vida que não acaba com a morte. Vida essa agravada por tormentos pavorosos no mundo espiritual, em virtude de sua decisão tocada de suprema revolta.
 O benfeitor espiritual Emmanuel, esclarecendo essa questão no livro “O Consolado ”, diz que “de todos os desvios da vida humana o suicídio é, talvez o maior deles, pela sua características de falso heroísmo, de negação absoluta da lei do amor e de suprema rebeldia a vontade de Deus, cuja justiça nunca se fez sentir, junto dos homens, sem a luz da misericórdia”.
 E é a importante lembrar que você pode conquistar novas energias e pensamentos positivos para combater a ideia do suicídio, devotando-se, principalmente, a felicidade do próximo, visitando o amigo enfermo, atendendo a criança desventurada, alimentando a conversação sadia calçada de otimismo.
 Mas, acima de tudo, ore a Deus com humildade e fé, pedindo forças para levantar e prosseguir vivendo com animo e com muita decisão na senda do bem. A fé remove montanhas, afirma Jesus.
Por outro lado, se você tem um problema difícil de resolver, é claro que você precisa de paciência para esperar a solução, suportando com resignação todas as dificuldades, porque muitas vezes são necessários dias, meses e ate anos, para resolver questões aparentemente insolúveis. Faça sua parte, porque uma coisa é certa: todos os problemas tem solução. O importante é saber esperar. Portanto, jamais pense em suicídio, confie em Deus acima de tudo.

Autor : Presidente da União das Sociedades Espiritas do Estado do Rio de Janeiro.

No complemento da reunião a palestrante resaltou que os suicidas são pessoas que já sentem culpados a partir do momento em que retiram a vida, não cabe a nós julgar pelo seu ato, pois ele já começa a ser cobrado no outro mundo e não precisa de mais ninguém para criticar. Apenas o apoio e a prece seram de extrema importancia.